Chega um momento na vida em que a nossa preocupação deixa de ser a entrada no mercado de trabalho e passa a ser sobre o momento em que sairemos dele: A NOSSA APOSENTADORIA.
Dependendo de sua idade, você pode acreditar que ainda é cedo para pensar nisso, mas tenha consciência de que deixar para se preocupar com isso mais tarde é um grande erro que pode custar sua segurança e liberdade.
É verdade que aqui no Brasil os trabalhadores colaboram de maneira obrigatória com a PREVIDÊNCIA SOCIAL para garantir uma renda na aposentadoria ou em momentos em que a atividade profissional não seja possível.
Porém, contar com apenas esse recurso, significa uma perda considerável do seu poder aquisitivo e consequentemente na qualidade de vida.
É por isso que as opções para complementar a aposentadoria estão cada vez mais populares e a PREVIDÊNCIA PRIVADA é muito utilizada por ser bem simples e acessível.
Conheça agora as principais diferenças entre essas duas modalidades de previdência para definir qual a opção mais segura para a tranquilidade de sua aposentadoria.
A PREVIDÊNCIA SOCIAL funciona como um seguro em que todo trabalhador de carteira assinada é incluído.
As contribuições são feitas mensalmente através de descontos no salário que são destinados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O valor da contribuição é definido de acordo com a remuneração do trabalhador.
Os trabalhadores informais e de outras categorias também podem contribuir facultativamente para o INSS com o objetivo de obter o benefício previdenciário no futuro.
Simplificando, a Previdência Social é uma forma que o Governo disponibilizou para que os trabalhadores garantam sua subsistência quando completarem os requisitos para a aposentadoria.
Ou seja, ela garante ao beneficiário uma remuneração em caso de indisponibilidade para exercer sua atividade, seja devido à idade avançada, acidentes que causem limitações, doenças que impeçam o trabalho e também a maternidade.
Uma coisa que precisa ficar bem clara sobre a Previdência Social é que ela não funciona como um fundo para que você resgate o seu dinheiro mais tarde. Na verdade, os trabalhadores ativos é que pagam a aposentadoria dos inativos.
Sabendo que o número de aposentados aumenta cada vez mais e o de contribuintes diminui, já é um grande motivo para procurar outras alternativas de renda no futuro.
Dentre as inúmeras possibilidades de investimentos, a PREVIDÊNCIA PRIVADA é destinada, principalmente, às pessoas físicas que têm como principal objetivo ter um complemento à Previdência Pública.
Mas ela não é destinada somente para a aposentadoria e o nome previdência é devido ao fato de ser um investimento de longo prazo, com data de vencimento distante.
Essa categoria é fiscalizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e não tem ligação com o INSS.
Qualquer pessoa pode contratar um plano de previdência através de uma plataforma de investimentos, bancos e corretoras.
Geralmente, são realizados aportes mensais, mas não há uma frequência e nem valor obrigatórios. Em alguns planos, pode ser exigido um valor mínimo de entrada.
E apesar de ser um investimento de longo prazo, existe a possibilidade de fazer o resgate antes do prazo de vencimento e também fazer a portabilidade para outra instituição caso não esteja satisfeito.
Há dois modelos de plano na Previdência Privada: o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefícios Livre (VGBL).
Para os indivíduos que fazem a declaração completa no Imposto de Renda, o PGBL permite deduzir 12% dos rendimentos anuais tributáveis do seu imposto sobre o rendimento.
Já o VGBL é mais indicado para quem faz declarações de imposto de renda simplificadas.
A principal vantagem da Previdência Privada em relação a Pública é que com planejamento, o trabalhador consegue construir sua renda futura de acordo com o que achar necessário para o seu padrão de vida.
É por isso que muitos a fazem para complementar a aposentadoria do INSS, que como dito acima, terá um valor reduzido da renda atual.
Mas, pensando na terceira idade em que os gastos tendem a aumentar mais e os cuidados com a saúde devem ser redobrados, é muito importante contar desde agora com meios que garantiram sua segurança e liberdade.
Por isso, se você gostaria de saber mais sobre os planos de previdência privada e outras opções de investimentos para viver com mais tranquilidade seus anos de aposentadoria, entre em contato conosco.
Temos um time de especialistas altamente qualificados para entender seu momento financeiro e indicar as melhores opções de investimentos para seus planos presentes e futuros.