Manter uma empresa funcionando demanda insumos, matérias-primas e produtos que sofrem com a inflação e a escalada de preços.
Se você é empresário, precisa saber que a proteção do seu poder de compra e do capital de giro deve ser sua prioridade máxima para manter a operação em dia, portanto fazer investimentos é fundamental para enfrentar cenários de volatilidade e realizar projetos de expansão.
Deixar o capital de giro e as reservas para expansão parados na conta é um erro que muitos empresários ainda cometem impedindo que os seus recursos e patrimônio cresçam.
Os investimentos para Pessoa Jurídica melhoram a gestão financeira do negócio e ainda evita a necessidade de recorrer ao crédito e ao pagamento de juros aos bancos.
Se você já está habituado a investir como pessoa física, existem poucas diferenças em relação a forma de investir para o seu negócio, entretanto as opções de investimentos para empresas são mais restritas e há algumas diferenças nas regras de alguns ativos.
As opções de investimentos a seguir são muito indicadas para empresários que se preocupam em manter uma reserva de emergência.
CERTIFICADO DE DEPÓSITO BANCÁRIO (CDB)
O CDB é um ativo popular que tem a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Ele tem uma boa diversidade de produtos para empresas, com diferentes prazos, liquidez e rentabilidades para o perfil de cada negócio.
Isso possibilita autonomia para escolher os títulos que se encaixam melhor às necessidades da empresa e ao seu caixa. Títulos com liquidez diária sempre são recomendados para a construção de uma reserva de emergência.
FUNDOS DE INVESTIMENTOS
Os fundos de investimentos são reuniões de vários investidores, chamados cotistas, com objetivos e perfil em comum, que geram ganhos em escala.
Os fundos podem ser de renda fixa, multimercado e ações de acordo com a natureza das aplicações.
Essa opção deve ser analisada com cautela para empresas já que há muitas ofertas que não necessariamente refletem a necessidade do empresário.
Os Fundos DI, que têm seus rendimentos atrelados a taxa do CDI, podem ser indicados para o caixa de curto prazo da empresa por oferecerem liquidez diária.
BOLSA DE VALORES
As ações são opções que sem dúvidas um empresário pode conseguir boa rentabilidade ter uma excelente forma de diversificar os seus investimentos.
Porém, entrar nesse mercado exige estratégia, tempo e paciência para lidar com as oscilações, o que pode acabar afastando alguns empresários.
O investimento em ações, para empresários, busca atender a sua carteira de investimentos na Pessoa Física. Para Pessoa Jurídica, esse tipo de aplicação não é recomendável.
Entretanto, a aplicação em Bolsa deve ser uma aplicação de longo prazo, ou seja, você não deve precisar do dinheiro, pelo menos nos próximos cinco anos.
Então, o recomendado é diversificar bastante a carteira para ter aplicações tanto em renda fixa quanto variável e também fazer a previsão de contas para os próximos meses de acordo com a liquidez dos investimentos.
Agora, se você quer ter acesso aos melhores investimentos para empresários e ter um planejamento exclusivo para o seu negócio, venha falar com quem é especialista no assunto.
O time OIKOS está preparado e à disposição para te auxiliar nas decisões mais inteligentes para manter as operações do seu negócio em dia e planejar o seu crescimento.
Clique aqui e agende uma conversa.