Um FUNDO de INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO (FII) pode ser considerado como um grupo de investidores que fazem seus investimentos em ativos imobiliários.
A maneira mais comum é que o dinheiro seja utilizado para a construção ou aquisição de imóveis que serão locados ou arrendados e que os lucros dessas operações sejam divididos entre os investidores proporcionalmente às suas aplicações.
Uma das vantagens mais conhecidas dos FIIs é a possibilidade de viver do aluguel dos imóveis sem precisar adquirir um próprio e consequentemente não ter preocupações com taxas de condomínio, reformas, manutenção e IPTU entre outras.
Mas desde 1993, quando foi regulamentado, mais setores foram incluídos no FIIs e muitos investidores desconhecem suas principais vantagens.
Portanto, se essa classe de ativos faz parte dos seus interesses para compor sua carteira, conheça essas vantagens a seguir:
GESTÃO PROFISSIONAL
Quem investe e administra imóveis por conta própria enfrenta uma série de questões que para quem não tem experiência pode ser muito trabalhoso e causar alguns infortúnios.
Escolher a melhor região para investir, lidar com inquilinos, decidir o melhor momento para vender o imóvel e mais uma série de obrigações e problemas que podem surgir, ficará a cargo dos gestores do fundo.
Esses profissionais estão inseridos no dia a dia do mercado imobiliário e são preparados para lidarem com todo o processo de compra, venda, negociações, documentações e quaisquer outras eventualidades.
DISTRIBUIÇÃO DOS DIVIDENDOS
De acordo com artigo 10, inciso XI da Lei nº 9.779/1999, os FIIs são obrigados a distribuírem no mínimo 95% do lucro caixa apurado pelo fundo a cada semestre. Porém, no Brasil o mais comum é fazer a distribuição dos dividendos mensalmente aos cotistas.
Os 5% restantes podem ser retidos pelos gestores a título de reserva gerencial ou caixa para manutenção do fundo.
LIQUIDEZ
A negociação das cotas pode ser feita pelas plataformas que as corretoras disponibilizam durante os pregões da B3.
Assim, se for de sua vontade, um cotista pode vender suas cotas ou uma parte delas na Bolsa de Valores para qualquer interessado pelo preço a ser negociado no momento da transação.
BAIXOS CUSTOS
Várias corretoras permitem que seus clientes invistam em FIIs sem a cobrança de taxas de corretagem, na compra e na venda. Isso significa uma redução de custo de aquisição e alienação dos ativos, tornando o investimento mais interessante para pessoas físicas.
ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA
Enquanto o proprietário de um imóvel locado é obrigado a recolher o IR sobre o valor recebido, de acordo com a Lei 11.196/2005, a distribuição dos rendimentos provenientes de FIIs é isenta.
DIVERSIFICAÇÃO
Existe uma variedade de FIIs, que são os fundos de tijolo, de papel, fundo de fundo, desenvolvimento e híbrido.
Isso permite ao investidor fazer uma carteira mais diversificada que acompanhe melhor as diferentes conjunturas econômicas.
EQUILÍBRIO ENTRE RENDA E RENDA FIXA E VARIÁVEL
Investir em FIIs possibilita uma rentabilidade maior do que em títulos mais conservadores da renda fixa e também o recebimento de uma renda mensal. E mesmo com as oscilações das cotas, para mais ou para menos, ainda será menor do que as que ocorrem com as ações.
Assim, eles se tornam uma boa alternativa para quem não quer sofrer com as oscilações da renda variável, mas tolera um risco maior para ter retorno.
Conhecer essas vantagens dos Fundos Imobiliários é uma forma de entender melhor essa classe de ativos e tomar decisões mais inteligentes, não se esquecendo de que bons investimentos devem contemplar seu momento de vida atual.
Além disso, fazer escolhas de acordo com seu perfil de investidor e objetivos de curto, médio e longo prazo é a melhor maneira de contribuir com o crescimento do seu patrimônio.
Portanto, se você quer começar a investir ou tem dúvidas sobre FIIs ou qualquer outra classe de ativos, clique aqui e agende uma conversa com o nosso time de especialistas.